QUARTA-FEIRA da semana II_#2

TORNAR-SE UM DE NÓS

Hoje é o dia em que Bento XVI assina o primeiro twitter da sua conta pessoal para estar comunicável com pessoas todo o mundo. Na onda desta universalidade, hoje é também o dia em que pela terceira vez, centenas de realizadores de todo o mundo, na sua maioria amadores, contribuem para um documentário à escala global filmado pelas suas câmaras de vídeo, com o intuito de, como diz a organização: «demonstrar a maravilhosa diversidade, conflitos, tragédias e triunfos que ocorrem num único dia.»

O trailer deixa antever desde já o alcance de um filme assim: One day on earth.

Algo muito semelhante com  Life in a day, produzido por Ridley Scott (Blade RunnerHannibalAlien) e realizado por Kevin Macdonald (Último Rei da Escócia), e que está disponível para todos, na totalidade, no Youtube.

É enriquecedor observar todos os rostos humanos destes vídeos.

São rostos e vidas de simples pessoas, aparentemente insignificantes para todo o universo. Tal como eu, tal como tu.

E se bem que estas pessoas estejam distantes e sejam diferentes de nós, elas revelam alguma coisa que nos aproxima uns dos outros, algo que realça a nossa característica comum, a nossa humanidade.

Ao olhar para as peças do presépio, Jesus é apenas um pequeno bebé. Mas há naquele bebé algo de extraordinariamente comum com cada um de nós. Algo que nos aproxima.

O Advento talvez seja este exercício: olhar para a humanidade, para cada pessoa, para cada um, com o mesmo cuidado, atenção, proximidade e amizade com que Deus olhou para nós.

Dificilmente ficaremos parados em contemplação.

Tal como Ele, que não descansou enquanto não se tornou um de nós.

Anúncios

Um Comentário

  1. É tão bonito ver um Presépio cheio de peças que não são as do Presépio: cada um (muitas vezes crianças) coloca-se no Presépio através das figuras marginais que coloca no Presépio. As crianças fazem-no intuitivamente. Como têm feito os pintores, escultores, através dos tempos.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s