SÃO TOMÁS DE AQUINO

©https://www.facebook.com/ParoquiaS.TomasAquino

©https://www.facebook.com/ParoquiaS.TomasAquino

Para que o homem progrida na sabedoria, são necessárias quatro coisas, a saber: que escute com gosto, que investigue diligentemente, que responda prudentemente e que medite atentamente.

Primeiro, para que o homem progrida na sabedoria é necessário que escute com gosto, porque a sabedoria é de tal modo profunda que nenhum homem é autossuficiente para a contemplar. […] Ninguém é de tal modo sábio que, ouvindo, nada aprenda. Por isso encontraram Jesus a escutar. Mas como deves tu ouvir? Com perseverança, sem dúvida. Alguns querem ouvir uma só lição, passageiramente, sobre um só conhecimento; não põem nisso o seu coração; mas encontraram Jesus ao fim de três dias, [ouvindo-o] sem cessar. É assim que tu deves ouvir, sem cessar. […]

Em segundo lugar, para o progresso na sabedoria requer-se que o homem investigue diligentemente, porque a sabedoria é mais preciosa que todas as coisas que se podem desejar.

[Em terceiro lugar,] qualquer um pode experimentar que só é capaz de progredir na ciência comunicando aos outros o que ele próprio sabe […].

Em quarto lugar, é necessário que o homem medite atentamente – e isto é o cume da prudência. […] A bem-aventurada Virgem dá-nos o exemplo, ela que guardava todas as palavras conferindo-as no seu coração [Luc 2,51]. […]

Digo que a meditação é a chave da memória. Podeis ler e ouvir muitas coisas, mas não as podereis reter se as não meditardes. […] Alguns só querem meditar superficialmente. Se não podes meditar em tudo de uma só vez, medita uma e outra vez.

Não há dúvida, então, de que aquele que ouve com gosto, que responde
prudentemente, que investiga diligentemente e que medita atentamente progredirá muito na sabedoria. É este, enfim, o modo de progredir na sabedoria.

EXCERTO DO SERMÃO UNIVERSITÁRIO
PUER IESUS, DE SÃO TOMÁS DE AQUINO
Tradução de Maria Inês Bolinhas

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s