40 dias de quaresma: Domingo II da quaresma

 “Escutando no vento
 Tua voz secreta
 Que me sopra por dentro
 Deixa-me ser só seu
 No teu colo eu me entrego,
 Para que me nutras
 E me envolvas
 Deixa-me ser só seu
Um ponto de luz
 Que me seduz
 Aceso na alma
 Um ponto de luz que me conduz
 Aceso na alma”

Ponto de Luz, Sara Tavares

©Catarina Pereira

©Catarina Pereira

No segundo domingo desta quaresma assistimos ao relato da transfiguração de Jesus, uma crónica fotográfica de acontecimentos, uma catequese sobre Jesus, o Filho amado de Deus, que através da cruz concretiza o plano salvador e libertador do Pai em favor dos homens através do dom da vida, da entrega total de Si próprio por amor. A “transfiguração” anuncia a vida nova, a ressurreição.

OUTRORA eles, os discípulos, testemunhas da transfiguração, não tiveram muita vontade de “descer à terra” e enfrentar o mundo e os problemas dos homens. E nós? QUANTAS VEZES vivemos de olhos postos no céu, alheados ou indiferentes AO SOPRO QUE VEM DE DENTRO e às ENORMES POSSIBILIDADES que a realidade concreta do mundo nos convida a renovar e transformar.

A experiência de Jesus obriga-nos a continuar a obra que Ele começou e a “regressar ao mundo” para fazer da nossa vida diária um dom e uma entrega aos que caminham CONNOSCO. TEM DE SER ESTE PONTO DE LUZ, que nos seduz, ACESO NA ALMA…não nos pode adormecer, há compromisso com Deus com o mundo e com os homens.


  1. Catarina Pereira: hoje dei comigo, durante a proclamação do evangelho, a pensar neste ponto de luz, da Sara Tavares! Este ponto de Luz que é Jesus e que Pedro privou de perto! Por isso, queria fazer três tendas, “não sabia o que estava a pedir”!
    A minha “homilia” de hoje é “Concede-me, Senhor meu Deus,
    Uma inteligência que te conheça,
    Uma vontade que te procure,
    Uma sabedoria que te encontre,
    Uma vida que te agrade,
    Uma perseverança que te espere com confiança,
    e uma confiança que te possua, enfim.”
    São Tomás de Aquino

  2. Pingback: 40 dias de quaresma: Domingo II da quaresma | GiraGirassol

  3. Pingback: COMO É BOM ESTARMOS AQUI! | GiraGirassol


Deixe uma Resposta

