Conclave para escolher sucessor de Ratzinger começa na terça-feira

©VINCENZO PINTO:AFP

©VINCENZO PINTO:AFP

(|Público|08/mar/2013) Os 115 cardeais eleitores e os que por terem mais de 80 anos já não poderão participar no próximo conclave decidiram que o encontro para escolher o substituto de Bento XVI terá início na próxima terça-feira, 12 de Março, um mês depois da renúncia do Papa alemão.

Coube ao porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, anunciar o resultado da votação feita pelos cardeais reunidos desde segunda-feira nas Congregações Gerais, um pré-conclave que serve para garantir a administração dos assuntos da Igreja em período de sede vacante e para preparar o encontro em que o novo Papa será eleito.

As Congregações vão continuar ainda por alguns dias em Roma, esperando-se novos encontros para sábado e ainda para segunda-feira. Na terça, os cardeais mudam de cenário, transferindo-se para novos aposentos, mais próximos da Capela Sistina, onde decorrem as votações.

Para a manhã de dia 12 está marcada a missa que antecipa a eleição – da parte da tarde será feita a primeira votação.

A partir daí, tudo depende da contagem dos votos e do eventual consenso que estes debates pré-conclave tenham podido começar a construir em torno de um dos nomes.

Os cardeais farão votações sucessivas até que um deles obtenha uma maioria de dois terços, 77 votos. Então, sairá fumo branco da chaminé, ainda a ser montada no Vaticano, e os 1200 milhões de católicos poderão ver o rosto do novo sumo pontífice.

Um Papa com desafios únicos e que vai assumir as rédeas de uma Igreja atormentada por “individualismos” e “pecados”, num momento de crise de fé, um peso que Ratzinger sentia não poder mais carregar, como explicou em todas as intervenções públicas desde a renúncia, inédita em 600 anos.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s