Vaticano bloqueia Internet para eleição do Papa

Cardeais não podem usar telemóveis, Internet, ouvir rádio ou ler jornais.

A Capela Sistina está preparada para evitar escutas PIER PAOLO CITO/AP

[Público|13/mar/2013]Numa era em que se partilha quase tudo online, o Vaticano tomou medidas para assegurar que o conclave que vota o novo Papa não terá contacto com o exterior, como mandam as regras.

Na Capela Sistina foram instalados dispositivos para interferir com as telecomunicações, impedindo o uso de telemóveis e de aparelhos ligados à Internet (algo que já tinha sido feito em 2005, quando Ratzinger foi eleito). Estes dispositivos servirão ainda para evitar que alguém possa tentar escutar o que se passa dentro do conclave – por exemplo, através de microfones escondidos.

Para além disto, as redes de Internet sem fios vão estar cortadas na Cidade do Vaticano e o bloqueio tecnológico só terminará quando houver fumo branco.

Os cardeais que têm blogues e contas no Facebook e no Twitter foram avisados de que não podem ceder à tentação de anunciar o novo Papa (ou o que quer que seja relacionado com a votação) na Internet. Também não terão acesso a rádio, televisão, jornais ou telefones fixos e estão alojados próximo da capela, para onde se deslocarão num autocarro.

Numa conferência de imprensa, um porta-voz do Vaticano desmentiu artigos na imprensa que davam conta de que os cardeais seriam revistados.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s