Os primeiros minutos do papa

©REUTERS

©REUTERS

Depois do esperado “Habemus Papam”, os pontífices enfrentam dois momentos difíceis de comunicação.

Um: a”marca”. Uma decisão importante. Na verdade, a primeira pergunta que lhes é feita depois de aceitarem ser supremo pontífice é Quo nomine vis vocari?” (“Com que nome deseja ser conhecido?”). Os nomes mais comuns são João (último: XXIII), Gregório (XVI), Bento (XVI), Clemente (XIV), Inocêncio e Leão (XIII). Pedro não é usado por respeito!

Dois: O primeiro discurso.

Primeira saudação do Papa Bento XVI – Bênção Apostólica  “Urbi et Orbi” (19 de abril de 2005)

Amados Irmãos e Irmãs,

Depois do grande Papa João Paulo II, os Senhores Cardeais elegeram-me, simples e humilde trabalhador na vinha do Senhor.

Consola-me saber que o Senhor sabe trabalhar e agir também com instrumentos insuficientes. E, sobretudo, recomendo-me às vossas orações.

Na alegria do Senhor Ressuscitado, confiantes na sua ajuda permanente, vamos em frente. O Senhor ajudar-nos-á. Maria, sua Mãe Santíssima, está connosco. Obrigado!

Primeira saudação de João Paulo II aos fiéis (16 de outubro de 1978)

Seja louvado Jesus Cristo

Caríssimos irmãos e irmãs, todos sofremos ainda com a morte do nosso amadíssimo Papa João Paulo I. E eis que os Eminentíssimos Cardeais chamaram um novo Bispo de Roma. Chamaram-no dum País distante… distante, mas sempre tão próximo pela comunhão na fé e na tradição cristã. Tive medo ao receber esta nomeação, mas fi-lo em espírito de obediência a Nosso Senhor Jesus Cristo e com total confiança em sua Mãe, Nossa Senhora Santíssima.

Não sei se posso explicar-me bem na vossa… nossa língua italiana. Se errar, vós corrigir-me-eis. E assim me apresento a vós todos, para confessar a nossa fé comum, a nossa esperança, a nossa confiança na Mãe de Cristo e da Igreja, e também para começar de novo a percorrer um caminho da história e da Igreja, com a ajuda de Deus e coro a ajuda dos homens.


Deixe um comentário