Escolha de Francisco I foi das mais rápidas desde o princípio do século XX

Com dois dias e cinco votações, escolha do novo Papa foi superada apenas pelas de Pio XII, Bento XVI e João Paulo I.

©VINCENZO PINTO/AFP

A escolha do sucessor de Bento XVI foi das mais rápidas entre as eleições dos papas do último século. Foram dois dias de conclave, cinco votações no total – até que se conseguissem os 77 votos necessários, entre os 115 cardeais reunidos, em torno do nome do cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio. O novo Papa, de 76 anos, adoptou a designação de Francisco I .

Outros três papas foram eleitos em dois dias, um deles o próprio Bento XVI. O nome do cardeal Joseph Ratzinger necessitou de quatro votações até ser escolhido, em 2005.

Também João Paulo I foi eleito ao fim de quatro votações, ao longo de dois dias, em 1978. O seu pontificado foi, porém, curtíssimo, terminando com a morte prematura do Papa, apenas 33 dias depois de escolhido, quando tinha 65 anos.

Pio XII, em 1939, foi o nome a que os cardeais mais facilmente chegaram para uma maioria de votos: houve apenas três votações, em dois dias.

O seu antecessor representa o extremo oposto: o conclave que escolheu Pio XI, em 1922, reuniu-se durante cinco dias e só chegou a uma conclusão após 14 votações. Foi o conclave mais longo desde o princípio do século XX.

Também 14 votações, em quatro dias, foram necessárias para eleger João XXIII, em 1958, que teve um pontificado breve, de quatro anos.

Para a escolha de Bento XV, em 1914, houve dez votações, em quatro dias, e para o popular João Paulo II foram três dias e oito votações, em 1978.

Pio X, em 1903, teve menos votações (sete), mas em cinco dias. E Paulo VI, com seis votações, foi escolhido em três dias, em 1963.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s