Papa Francisco, sinais.

448538Em ano da fé o conclave escolheu para papa um cardeal da América do Sul: os Cardeais foram quase ao fim do mundo buscá-lo! Sinal de vitalidade da igreja católica neste continente?

Vivemos o dia de ontem em grande expectativa: será hoje que habemus papam? Estará o conclave dividido? Será italiana? Será americano? Será negro? Será franciscano? Quem será?

Penso que poderemos dizer, atendendo à celeridade com que foi escolhido (quinta votação) que os cardeais deram uma mensagem de unidade a todo o mundo.

Francisco? Nunca a igreja tinha tido um papa com nome Francisco, jesuíta, argentino. Uma frase, escrevi isso ontem, para mim sintetizou o dia de ontem: Francisco, vai e repara a minha igreja. A igreja necessita de reparar, purgar e sarar muitas feridas abertas. Penso que não será necessário elencar quais as grande feridas abertas neste momento. São conhecidas por toda a gente.

Que podemos esperar deste papa, perguntava-me uma colega. Ainda a quente do dia de ontem e muito a frio porque para mim é um cardeal desconhecido, penso que iremos ter um pontificado que será balizado pela simplicidade, humildade e radicalidade franciscanas e pelo vigor, intelectualidade e objetividade jesuítica. O papa Francisco será inspirado por dois grandes santos: Francisco de Assis e Francisco Xavier: radicalidade na evangelização.

Alguns sinais do dia de ontem. A cruz do papa não é tão reluzente; a simplicidade da sua presença; a humildade com que pediu para que o povo reza-se por ele peço-vos que rezeis ao Senhor para que me abençoe a mim; primeiro foi abençoado e depois é que deu a bênção; e o pragmatismo Irmãos e irmãs, tenho de vos deixar. Muito obrigado pelo acolhimento! Rezai por mim e até breve! Ver-nos-emos em breve: amanhã quero ir rezar aos pés de Nossa Senhora, para que guarde Roma inteira. Boa noite e bom descanso!

Que Deus ilume o Papa Francisco e a sua igreja. Sabemos que o papa não caminha sozinho, juntos chegaremos mais longe. Juntos anunciaremos jesus cristo com todo o vigor.


Deixe uma Resposta

