Mais um bom Papa

jorge-bergoglio-el-nuevo-papa-1678185w300[Miguel Esteves Cardoso|Público|15/mar/2013] Quase ia acertando no novo Papa. Disse ao meu melhor amigo argentino que iria ser um argentino ou um italiano.

Fui enganado, como tantas vezes antes, pela Wikipedia, que anunciava, às 18h55m, que o cardeal Giovanni Battista Re era o novo Papa. Fotografei as palavras enganadoras, entretanto retiradas: “And on March 14, he was elected Pope.” A vírgula escusada, o “And” a abrir a frase e o facto de a frase ser a última da biografia deveriam ter-me avisado de que se tratava de uma treta.

O mal (e o bem) da Wikipedia é que pode ser sempre revista. Mas é mais um mal do que um bem. Para quem tem a sorte (e teve o trabalho e a despesa) de ter uma boa biblioteca, a Wikipedia serve para fazer de entretanto enquanto não sai um jornal ou um livro fiável.

Já o Twitter, se for bem usado – seguindo o mundo inteiro a falar do “new pope” em vez de nos limitarmos a quem seguimos -, tem muita palha mas, no meio de tanta palha, acham-se boas graças, escritas com a pressa e a coragem de minutos apenas.

Jorge Mario Bergoglio parece um Papa porreiro. É um performer de primeira: começar com o “Buona Sera” de Louis Prima e depois continuar com a excelente piada de ter sido preciso ir até ao fim do mundo para achar um bispo para Roma é um sinal seguro de respeitar o público.

É bom ele ser jesuíta. É bom ter nascido pobre e lembrar-se de toda a gente que continua a ser. Parabéns ao Colégio de Cardeais: achamos que escolheram bem.

Viva (bem) o Papa Francisco!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s