Museu de S. Roque em Lisboa tem a única réplica da imagem de N.ª Sr.ª à qual o Papa rezou

PapaFranciscoRezouBasilicaSantaMariaMaior10©L'OSSERVATORE ROMANO

[Agência Lusa|ionline|14/Mar/2013]A única réplica da imagem de Nossa Senhora do Pópulo frente à qual rezou hoje de manhã o papa Francisco, na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, encontra-se em Lisboa, no Museu do S. Roque.

“Desta pintura da Senhora do Pópulo, resta apenas uma cópia única no mundo, uma tela que integra atualmente o núcleo da Companhia de Jesus do Museu de São Roque”, disse à Lusa fonte da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, proprietária do Museu e da Igreja de S. Roque.

Segundo a mesma fonte foram encomendadas quatro cópias no século XVI, por São Francisco de Borja, 3.º Superior Geral da Companhia de Jesus e um dos dinamizadores da construção da Igreja de São Roque, no século XVI.

“A denominação ‘Nossa Senhora do Pópulo’ está diretamente relacionada com o título da famosa imagem da Basília de Santa Maria Maior — Salus Populi Romani, atribuída ao evangelista São Lucas”, explicou.

“Esta pintura serviu de modelo para a execução da tela presente no Museu de São Roque, oferecida aos Jesuítas em testamento pela Rainha D.ª Catarina, mulher de D. João III, e ficou à guarda da Casa Professa de São Roque, em Lisboa, até à data da expulsão dos Jesuítas”, por ordem do marquês de Pombal, no reinado de D. José que durou de 1750 a 1777.

A partir de 1768 o complexo de São Roque, no bairro Alto, em Lisboa, passou a ser propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Das outras réplicas, uma perdeu-se no terramoto de 1755, a outra numa viagem marítima entre Lisboa e o Brasil e a terceira cópia terá ficado em Itália, mas está dada como perdida, disse a mesma fonte.

O papa Francisco esteve hoje na basílica de Santa Maria Maior para rezar, num ato íntimo que tem lugar um dia depois de ter sido escolhido como sucessor de Bento XVI.

O argentino Jorge Bergoglio, de formação jesuíta, dirigiu-se à basílica de Roma para rezar em privado frente ao altar da Virgem depois de quarta-feira ter sido eleito papa pelos 115 cardeais reunidos em Roma, assumindo o nome de Francisco.

Primeiro papa oriundo da América Latina, Francisco sucede a Bento XVI e é o 266.º líder da Igreja Católica.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s