Dois Papas estiveram juntos, algo nunca visto na História da Igreja

Os dois Papas cumprimentaram-se com um abraço, à chegada de Francisco a Castel Gandolfo ©AFP

O recém-entronizado Francisco visitou ontem Bento XVI em Castel Gandolfo, no que foi uma inédita passagem de testemunho entre dois responsáveis máximos da Santa Sé

Dois homens vestidos de branco, apenas com alguns adereços a mostrarem quem é quem: o encontro de ontem entre Francisco, o actual Papa, e Bento XVI, o Papa emérito, foi algo nunca visto em 2000 anos de História da Igreja Católica.

Apesar disso, o Vaticano teve uma cobertura bastante discreta para um acontecimento tão sem precedentes – afinal, é o primeiro encontro entre dois papas de que há registo público: um vídeo, algumas fotografias, e um relato do porta-voz do Vaticano Federico Lombardi.

Imagens e sinais mostram uma atitude positiva dos dois Papas em relação um ao outro. Começou com o abraço logo à chegada do novo Papa a Castel Gandolfo, onde Ratzinger viverá até estar pronta a renovação de um convento onde deverá viver o resto da vida. Joseph Ratzinger, que tinha prometido lealdade ao novo Papa fosse ele quem fosse antes da escolha de Franciso, terá reiterado a promessa “através dos seus gestos”, segundo Lombardi. Francisco recusou o lugar especial que Bento XVI lhe ofereceu para rezar, e os dois juntaram-se para as preces no mesmo banco. “Somos irmãos, rezamos juntos”, terá dito o novo Papa.

O encontro de quase três horas, que incluiu um almoço, decorreu num ambiente “tipo familiar”, descreveu ainda Lombardi. Francisco levou um retrato de Nossa Senhora, e ao oferecê-lo ao seu anfitrião disse-lhe que esta era a nossa senhora da humildade. “Pensei em si”, disse Francisco. “Deu-nos tantos sinais de humildade e gentileza no seu pontificado”. Bento XVI agradeceu.

Nada que se pareça, portanto, com um dos raros episódios da co-existência de dois papas, com a saída de Celestino V e o seu sucessor Bonifácio VIII. Celestino V, o Papa eremita, quis regressar à sua vida de recolhimento após um papado de meses em que reconheceu não ser capaz de lidar com os imensos desafios que a Igreja enfrentava. Mas após a sua renúncia em 1294, o novo Papa mandou prendê-lo. Celestino V morreria dez meses depois.

Chegou-se a especular que, hoje, a existência de dois Papas poderia ser problemática, com Bento XVI a poder assumir um papel de “Papa sombra”, provocando um potencial de divisão dentro da Igreja. O facto de Bento XVI ter escolhido continuar a envergar as vestes brancas de Papa levou alguns a questionar se não iria manter grande influência. Mas Bento XVI prometeu viver os seus últimos dias “escondido do mundo” e declarou prontamente lealdade incondicional ao seu sucessor.

Os dois Papas são muito diferentes no estilo: onde Bento XVI era pompa e circunstância, recolhimento, estudo académico e sapatos vermelhos, Francisco é simplicidade, afabilidade, trabalho nos bairros de lata e sapatos negros. Para os especialistas, no entanto, a essência do pensamento de ambos é radicalmente convergente.

Esta situação inédita poderá mesmo ser uma grande vantagem para o novo Papa. No National Catholic Reporter, John Allen Jr. escreve que o Papa Francisco é conhecido por não ter um círculo próximo de confidentes. Nesse caso, o Papa emérito poderá ter esse papel, ouvindo-o e ajudando-o a enquadrar os problemas, embora “tudo o que se viu até agora de Francisco mostre que ele acabará a tomar as suas próprias decisões”. E de Ratzinger, os especialistas dizem que se espera que se abstenha de dar conselhos não solicitados.

Finalmente, Ratzinger permanecerá no Vaticano. O acesso ao Papa emérito será assim controlado, mas Francisco poderá ter comunicar facilmente com o seu antecessor. “A visão de dois Papas juntos, hoje, pode impressionar pela sua originaldade”, conclui Allen. “Mas a segunda pessoa mais satisfeita com esta situação, a seguir ao próprio Bento XVI, poderá bem ser o Papa Francisco”.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s