SEMANA MAIOR: O GRANDE RETIRO ESPIRITUAL

A Semana Santa ou Semana Maior é uma semana de intenso retiro consagrado à revisão e renovação da vida. É a semana mais importante do calendário litúrgico porque é nesta semana que celebramos o mistério da morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Em cada dia temos referência a um acontecimento: o Domingo de Ramos refere-se à entrada do Rei, o Messias, na cidade de Jerusalém, para comemorar a páscoa judaica; de Segunda a Quarta-feira a Liturgia apresenta textos bíblicos que enfocam a missão redentora de Cristo; na Quinta-feira a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio ministerial; a Sexta-feira o dia do sofrimento, crucificação; Sábado é conhecido como o dia da oração e do jejum, onde os cristãos choram a morte de Jesus; e, finalmente, Domingo de Páscoa, o dia em que ressuscitou, a esperança de vida eterna.

Celebramos a instituição da Eucaristia, sacramento do Corpo e Sangue de Cristo. Realizamos a cerimónia do lava pés, em que recordamos o mandamento de Jesus dou-vos um mandamento novo, que vos ameis uns aos outros como eu vos amei. Como vivemos e vivenciamos o amor fraterno e do serviço? Sirvo a Igreja ou sirvo-me da Igreja?

A Igreja contempla o mistério maior: o grande amor de Deus pelos homens o Justo morreu pelo injusto. Quem é o meu grande Amor? Sou capaz de dar a vida pelo grande Amor?

Celebramos a paixão e morte de Jesus, escutamos e meditamos a proclamação da Palavra de Deus. Faço silêncio? Oração? Escuto? Só no recolhimento do silêncio, no diálogo da oração e na escuta da palavra de Deus, é que somos capazes de entender o significado profundo da morte do Cristo. Eis o lenho da Cruz, do qual pendeu a salvação do mundo. – Vinde adoremos.

Fazemos luto, silêncio, oração, jejum, penitência. Meditamos, no Sábado, no mistério da morte do Senhor e na expectativa da sua ressurreição. Que há na minha vida que necessita de luto? Como me renovo espiritualmente?

Nesta semana de retiro somos convidados a fazer memória viva de Jesus Cristo! Para que depois destes dias de graça, todos nós tivéssemos a CORAGEM, sim a coragem, DE CAMINHAR NA PRESENÇA DO SENHOR, COM A CRUZ DO SENHOR; DE EDIFICAR A IGREJA SOBRE O SANGUE SO SENHOR, QUE É DERRAMADO NA CRUZ; E DE CONFESSAR COMO NOSSA ÚNICA GLÓRIA CRISTO CRUCIFICADO. E assim a Igreja vai para diante (Papa Francisco).

Cristo Ressuscitou, Aleluia.

Bento Oliveira
Texto escrito para Altos Voos


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s