Instituto Pe. António Vieira online

Numa altura em que se vão lançar os três primeiros volumes da obra completa do Padre António Vieira (1608-1697), com cartas, sermões, profecias, política, teatro, incluindo textos inéditos, esta semana propomos uma visita ao sítio virtual do Instituto Pe. António Vieira (IPAV).

O IPAV “é uma associação sem fins lucrativos, constituída em 2005 com particular vocação para a reflexão e intervenção nos domínios das migrações e diálogo intercultural, inovação social e prospetiva, na senda da inspiração da vida e obra do Pe. António Vieira”. Tendo como principal missão a intervenção e promoção “da dignidade humana, através da inovação social, do diálogo intercultural e da solidariedade em Portugal e no Mundo.

Ao digitarmos o endereço www.ipav.pt entramos num espaço organizado, devidamente estruturado e com os conteúdos bem distribuídos. Na página inicial encontramos os habituais destaques, uma ligação para o facebook da instituição, bem como para outros projetos também alicerçados nessa rede social.

Na opção “IPAV”, acedemos a informações maioritariamente institucionais, nomeadamente aos relatórios de gestão, aos estatutos, quem são os órgãos sociais e ainda a outros documentos de apresentação.

Em “P. António Vieira” ficamos a conhecer o missionário, o político, o diplomata, o orador e o intelectual, que viveu num século conturbado e inquietante. Aí podemos

aceder à cronologia daquele que esteve na “vanguarda na defesa dos direitos humanos, da interculturalidade e do diálogo inter-religioso”, e ainda a uma lista completa da sua vasta e variada obra (200 sermões, 700 cartas, tratados proféticos, dezenas de escritos filosóficos, teológicos, espirituais, políticos e sociais).

Caso pretenda conhecer quais os projetos que esta associação possui, basta que clique no item “projetos”. Nomeadamente consultar informações sobre a rede grupos de Entreajuda para a Procura de Emprego, a

Academia Ubuntu, a incubadora social Ubuntu, o mapa de Inovação e Empreendedorismo Social, a História do Futuro e a Rede internacional de jovens cidadãos (Success).

Por último pode ainda aceder às publicações editadas por este instituto bem como consultar tudo aquilo que vem sendo realizado por esta tão importante organização cujo nome e identidade “é uma herança portuguesa preciosa para o terceiro milénio”.

Fernando Cassola Marques

©Semanário Ecclesia|Nº 14 | 04 de abril de 2013


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s