«A paz seja convosco.»

© JC VogtO desânimo dominava os sentimentos dos discípulos; os sonhos e as ideias projetados em Jesus acabaram numa cruz. Numa sala fechada numa sala, longe do mundo, faz-se presente o Filho do Homem, Aquele que venceu a morte. A única resposta que Deus poderia dar ao Seu Filho Fiel e Predileto – a Vida que está para além do tempo e do espaço. Um sopro rompe o silêncio da sala “ «A paz seja convosco.» Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado” – sacramentos da Misericórdia do Pai.

Tomé, o Gémeo não se encontrava com o grupo quando Jesus veio. Incrédulo, afirma só dar crédito ao testemunho dos discípulos quando atestar com o olhar os sinais nas mãos e colocar o dedo no lado aberto de Jesus. Quando oito dias depois Jesus volta a aparecer no meio dos discípulos dirige-se a Tomé apresentando as mãos e o lado aberto. Assim surge uma das profissões de fé mais simples e profundas da Sagrada Escritura “Meu Senhor e meu Deus!”. Diante da Misericórdia ativa de Deus um clamor “Meu Senhor e meu Deus!”.

Nós somos felizes porque acreditamos sem O termos visto, olhado os sinais das mãos e dos pés e tocado no Seu lado aberto, mas dizia o Papa Francisco que “por vezes as lágrimas são os óculos para ver Jesus”.

Cristo é visível na comunidade que se reúne para escutar a Palavra de Deus e se alimentar do Corpo e Sangue de Jesus Cristo. A Palavra proclamada, escutada, entendida, guardada e levada para a vida bem como o alimento do Corpo e Sangue de Jesus atualizam a ação do Espírito Santo na nova criação começada com o “hoje” de Jesus na cruz.

©Nuno Monteiro


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s